Barraginhas: água de chuva para todos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BARROS, L. C. de; RIBEIRO, P. E. de A.

Resumo: Nas últimas quatro décadas, com o desmatamento acelerado em nosso País, foram introduzidas lavouras e pastagens, sem os devidos cuidados de conservação de solo e sem a preocupação com reposição de nutrientes.Essas pastagens introduzidas cresceram vigorosas, o que motivou os produtores a adotarem maior densidade de gado por área, acelerando a compactação dos solos, a qual reduziu as taxas de infiltração da água das chuvas, provocando escorrimento superficial em forma de enxurrada. Assim, terra e nutrientes foram arrastados pela erosão (laminar e sulcada), um processo que acelerou a degradação do solo e afetou a sustentabilidade agrícola. Para reverter esse quadro, a Embrapa Milho e Sorgo, sediada no Município de Sete Lagoas, em Minas Gerais, desenvolveu o Projeto Barraginhas, um sistema de mini-açudes (minibacias) destinado a conter as águas das chuvas (enxurradas), por represamento.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.