Características de carcaça e do couro de bovinos precoces e superprecoces.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ÍTAVO, L. C. V.; GOMES, F. C.; JACINTO, M. A. C.; ÍTAVO, C. C. B. F.; SUGUISAWA, L.; SCHIO, A. R.; MATEUS, R. G.

Resumo: Objetivou-se avaliar o efeito do sistema de produção sobre características produtivas e do couro de bovinos cruzados precoces e superprecoces. Foram utilizados 36 animais, sendo 16 provenientes do sistema superprecoce (10 machos castrados e seis fêmeas), terminados em confinamento e 20 animais do sistema precoce (10 machos castrados e 10 fêmeas), terminados em pastagens, recebendo suplementação protéico energética (1 kg/dia/animal). Após o abate os couros foram processados até a etapa de couro semi-acabado, onde foram retiradas as amostras da região do dorsolombar para os ensaios físico-mecânicos de tração e rasgamento. Houve efeito do sistema de produção para ganho de peso total (GPT), ganho médio diário (GMD), área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio, peso da pele ao abate (PPe1) e perdas com a padronização, com menores médias para animais precoces. As perdas apresentadas pelas fêmeas foram 14,48 e 6,88 kg, e para os machos castrados 9,32 e 4,84 kg, respectivamente para superprecoces e precoces. As médias de PA, peso da pele padronizada e área do couro Wet-blue dos machos castrados foram 473,60 kg, 40,60 kg e 4,52 m², respectivamente, para superprecoces e 462,83 kg, 29,77 kg e 4,31 m², respectivamente, para precoces. Não houve efeito de sexo e de sistema de produção para as características avaliadas nos ensaios físicos mecânicos no couro de bovinos precoces e superprecoces.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.