Tropical maize synthetics breeding in moisture-stress tolerance for small-scale farmers in brazilian Semi Arid regions.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GAMA, E. E. G. e.; PARENTONI, S. N.; DURAES, F. O. M.; LEITE, C. E. P.; SANTOS, M. X. dos; PACHECO, C. A. P.; OLIVEIRA, A. C. de

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar 144 progênies S2 de cada um das duas populações sintéticas de milho, Syndent e Synflint, oriundas de programa de melhoramento para tolerância à seca, visando a obtenção de sintéticos com alto potencial produtivo e com bom comportamento agronômico sob condições de seca da região semi-árida do Brasil. As 288 progênies S2 dos dois sintéticos foram avaliadas usando-se um delineamento de látice 12 x 12 com duas repetições e em duas condições: com estresse de seca (WS) e sem estresse de seca (NS), em Janaúba, MG, Brasil, em 2000. Na análise de variância conjunta, foram detectados efeitos altamente significativos (P<0.01) para ambientes e progênies e para a interação entre eles para o Synflint, mas somente significante (P<0.05) para a interação para o Syndent. As estimativas para herdabilidade no sentido amplo para produção de espigas, para o Synflint, foram de h2 = 0.382 e 0.752 para WS e NS, respectivamente; e, para o Syndent, as estimativas foram de h2 = 0.607 e 0.635 para WS e NS, respectivamente. As estimativas da variância genética foram maiores no NS que no WS ambientes. As estimativas para a variância do erro foram maiores para a interação WS x NS para os dois sintéticos. As respostas esperadas para a seleção foram direcionadas para melhores ganhos na produção quando a seleção é feita no ambiente NS que no ambiente WS. Existe suficiente variabilidade nos dois sintéticos para tolerância à seca e na expressão dos caracteres relacionados com a tolerância, indicando a viabilidade de ganhos na seleção para tolerância ao estresse de seca por meio de seleção recorrente.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.