Indução e análise bioquímica de calos em segmentos foliarese nodais de Coffea canephora L. cv. Apoatã.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, C. G.; PAIVA, E.; PAIVA, P. D. de O.; PAIVA, E.

Resumo: A cultura de calos tem mostrado grande potencial para multiplicação em larga escala de genótipos superiores e em curto espaço de tempo. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma metodologia para induzir a formação de calos em Coffea canephora cv. Apoatã através do uso de 2,4-0 e AIB, em explantes foliares e nodais, determinar sua curva de crescimento e analisá-Ios bioquimicamente, mediante determinação dos teores de proteínas totais, açúcares redutores e padrão protéico. Os explantes foram transferidos para meio MS 50 % contendo 3 % de sacarose, 0,7 % de ágare suplementado com 2,4-0 (O; 0,5 e 1,0 mg L'1) e AIB (O; 0,5 e 1,0 mg L"), em todas as combinações possíveis. Para determinar a curva de crescimento, calos foram pesados até o 84° dia de cultivo. A quantificação de proteínas totais pelo método do ácido bicinconínico e a de açúcares redutores, foi determinada. As proteínas foram separadas em géis de poliacrilamida em sistema desnaturante descontínuo. A melhor calogênese foi obtida utilizando-se o 2,4-0 em condições isoladas, na concentração de 0,5 mg L'\ para ambos os explantes. As curvas de crescimento de calos, obtidos a partir de explantes nodais e foliares, apresentaram cinco fases. Em calos originados desses explantes, o teor máximo de proteína total ocorreu aos 63 dias de cultivo e o de açúcar redutor, no dia da inoculação no meio de cultura. O padrão protéico pode ser utilizado para diferenciar as fases de crescimento de calos.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.