Coeficientes culturais de consórcio milho-feijão e milho-braquiária.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANS, L. M. A.; GUIMARAES, D. P.; SANS, C. M. M.

Resumo: Para estabelecer os riscos climáticos para consórcios milho-feijão e milho-pastagens, é necessário que se conheça os seus respectivos coeficientes culturais. Objetivando determinar esses coeficientes, foram instalados, em três épocas, ensaios de campo onde determinou-se, o consumo de água pelas cultura no consórcio por meio do balanço hídrico do solo e a demanda potencial de água por meio da metodologia proposta por Penman-Monteith. Os resultados mostraram que os coeficiente culturais dos consórcios foram muito maiores que das culturas isoladamente, o que permite concluir que o consórcio demanda maior disponibilidade de água no solo. Portanto, a implantação do consorcio dependente grandemente da distribuição das chuvas na região e da a capacidade de retenção de umidade do solo. Assim sendo haverá restrição da época e da área a ser plantada por esse sistema produtivo comparado com a cultura isolada.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.