Comparação de testadores na avaliação da capacidade de combinação de famílias S2 de milho-pipoca.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SCAPIM, C. A.; ROYER, R.; PINTO, R. J. B.; AMARAL JÚNIOR, A. T. do; PACHECO, C. A. P.; MOTERLE, L. M.

Resumo: O objetivo do estudo foi comparar três testadores (híbrido triplo Zélia, híbrido simples IAC 112 e composto CMS 43) para a avaliação da capacidade de combinação de 36 famílias S2 de milho-pipoca provenientes de CMS 43. As famílias foram avaliadas por seu desempenho per se e em seus cruzamentos com os testadores (topcrosses) por meio de quatro látices 6 x 6, com três repetições, instalados na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Maringá, em Iguatemi - PR, durante as épocas de ?safrinha? de 2001 e safra normal de 2001/2002. As capacidades geral e específica de combinação foram estimadas segundo o modelo dialélico parcial. Foram estimadas as heteroses dos topcrosses em relação à média de cada testador, bem como as correlações entre o desempenho das famílias e dos seus respectivos topcrosses. O testador mais apropriado, tanto para rendimento de grãos como para capacidade de expansão, foi o híbrido triplo Zélia na ?safrinha?, e o testador CMS 43 para as duas características, na safra normal.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.