Avaliação e introdução de cultivares de sorgo e milheto no Estado do Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: THOMAZINI, M. J.; PACHECO, E. P.; CAVALCANTE, M. de J. B.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar cultivares de sorgo e milheto, quanto aos aspectos agronômicos e fitossanitários, nas condições edafoclimáticas do Estado do Acre, Município de Rio Branco. No primeiro, semeado em abril de 2001, avaliaram-se 8 cultivares de sorgo forrageiro e 14 de sorgo granífero, quanto a infestação da mosca-do-sorgo, Stenodiplosis sorghicola. Em um segundo experimento, semeado em novembro de 2001, foram avaliados 12 materias de sorgo granífero, 25 de sorgo forrageiro e 49 de milheto forrageiro de matéria seca, altura das plantas e data de floração. Avaliou-se também cada cultivar também cada cultivar de sorgo quanto a incidência da doença mancha zonada (Gloecocercospora sorghi). A cultivar forrageira 698005 foi a mais infestada pela mosca-de-sorgo. Não houve diferença no número de moscas emergidas em sorgo granífero. A cultivar de sorgo forrageiro emergidas em sorgo o maior rendimento de massa verde (58.905 Kg/ha). Quanto ao sorgo granífero, destacaram-se os materias BR 305 e DKB 860, com produtividade acima de 3.500 Kg de grãos/ha. Todas as cultivares de sorgo foram suscetíveis a mancha zonada. Em sorgo granífero a incidência da doença foi superior a 90%, já em sorgo forrageiro foi 100%. Esse último apresenta grande potencial na produção de biomassa para alimentação animal, bem como, produção de cobertura morta em sistema de plantio direto; a mosca-do-sorgo e a mancha zonada podem ser potencialmente limitantes para a cultura no Acre, caso essa gramínea seja plantada em larga escala. O milheto forrageiro não apresentou bons resultados com o sorgo.

Ano de publicação: 2004

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.