Áreas de risco de morte de pastagens de Brachiaria brizantha cultivar Marandu, com uso da base de dados pedológicos do zoneamento ecológico-econômico no estado do Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: AMARAL, E. F. do; VALENTIM, J. F.; LANI, J. L.; BARDALES, N. G.; ARAÚJO, E. A. de

Resumo: A partir de 1994, a morte de pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu vem ocorrendo nos Estados do Acre, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Foi proposta a hipótese de que a morte dessas pastagens ocorre em solos de baixa permeabilidade, que ficam saturados com água durante o período chuvoso. Nessas condições ambientais, o capim-marandu torna-se suscetível a microorganismos do solo, os quais se tornam patogênicos e causam a sua morte. Fundamentado nessa hipótese, e com a conclusão do levantamento pedológico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre, na escala de 1 :1.000.000, foi possível mapear as diferentes zonas de risco de morte de pastagem de capim-marandu, utilizando um conjunto de características do solo. Mais de 50% do Estado do Acre apresenta risco forte de morte de pastagens se o capim-marandu for estabelecido nessas áreas. As zonas de maior risco estão localizadas na parte central do Estado (depressão laco-Envira). Também existem zonas de risco forte nos extremos do Estado, enquanto grandes extensões de áreas caracterizadas como zonas de risco moderado ocorrem nos Vales do Juruá e Acre. Apenas 20,6% da área total do Estado apresenta risco baixo de morte de pastagens. Recomenda-se que o estudo seja ampliado para escalas maiores (1 :100.000), a fim de frnecer informações adequadas para a tomada de decisões pelos produtores e formuladores de políticas.

Ano de publicação: 2006

Unidade: Embrapa Acre

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.