Decomposição e liberação de nutrientes da fitomassa de plantas de milheto e sorgo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TEIXEIRA, M. B.; LOSS, A.; ROSSI, C. Q.; PEREIRA, M. G.; POLIDORO, J. C.; PIMENTEL, C.

Resumo: O milheto pode ser usado como planta de cobertura para o solo e recicladora de nutrientes em solos de baixa fertilidade natural. O objetivo deste estudo foi avaliar a decomposição e a liberação de nutrientes pela parte aérea de plantas de milheto comparadas ao sorgo e uma área sem plantas cultivadas. Os tratamentos consistiram de plantas de milheto, com o genótipo de milheto pérola ENA 2 e a cultivar BRS 1501, plantas de sorgo BRS 310 e vegetação espontânea (VE). Após o corte, no final do ciclo, amostras da parte aérea foram acondicionadas em sacos de tela (litter bags) distribuídos na superfície das parcelas. A decomposição da matéria seca e a liberação de nutrientes foram monitoradas por meio de coletas dos resíduos, contidos nos litter bags, realizadas aos 10, 20, 30, 60, 90 dias após o corte das plantas. Os resíduos da VE apresentaram maior velocidade de decomposição (T1/2=78 dias) enquanto os do genótipo ENA 2 foram mais lentos, com T1/2=131 dias., sendo maior que do BRS (110 dias) e do sorgo (117 dias). Houve rápida liberação de N e P pela VE, enquanto nos milhetos houve liberação gradativa, sendo o K o nutriente liberado mais rapidamente em todos os tratamentos. Os resultados indicam que o genótipo ENA 2 apresenta maior T½ para massa seca, sendo mais favorável para utilização em áreas de clima tropical, como planta de cobertura e recicladora de nutrientes, com liberação gradativa de N e P para o solo.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.