Fixação biológica de nitrogênio em áreas de restauração: abundância natural de 15N de leguminosas arbóreas nativas plantadas por semeadura direta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: DELLA COLETTA, L.; SOARES, P. G.; NARDOTO, G. B.; BALIEIRO, F. de C.; RODRIGUES, R. R.; MARTINELLI, L. A.

Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar ao longo do tempo o papel da fixação biológica de nitrogênio (FBN) por organismos associados a leguminosas arbóreas nativas semeadas diretamente no campo na dinâmica do N em uma área sob restauração florestal. Para isso, foi usado o método da abundância natural do nitrogênio (d15N) e carbono (d13C) e suas respectivas concentrações. As características do solo estudado, indicando uma baixa disponibilidade de N, juntamente com as diferenças no d15N encontradas entre a leguminosa não-fixadora de N (espécie referência) e as leguminosas potencialmente fixadoras de N, sugerem que aos quatro anos após a germinação, uma das principais fontes de N para as espécies de leguminosas arbóreas estudadas é a FBN.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.