Matéria seca e área foliar de plantas de sorgo submetidas a diferentes fontes comerciais e alternativas de magnésio.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O óxido de magnésio (MgO) é um produto intermediário dessa indústria oriundo da calcinação da magnesita, com grande potencial de uso agrícola. Objetivando avaliar dois granulados produzidos a partir da mistura de MgO, gesso, betonita e melado, com o MgO em pó e mais dois fertilizantes comerciais (Fosmag e SKMg), conduziu-se um experimento com sorgo em casa-de-vegetação. Antes da adubação a amostra de um Planossolo foi dividida em 4 partes: uma que não recebeu calagem alguma , uma segunda parte que recebeu calcário calcítico na dose de uma vez a necessidade de calagem do solo (NC). Uma terceira parte recebeu calcário dolomítico na dose quivalente a uma vez a NC, e a quarta parte recebeu calcário dolomítico atendendo a metade da NC. A correção do solo com os calcários proporcionou incrementos na matéria seca (MS) e na área foliar de sorgo. As diferentes fontes de Mg avaliadas proporcionaram respostas diferenciadas nas plantas. As duas formas granuladas do MgO se apresentaram superiores ao MgO em pó, principalmente para as maiores doses quando se avalia o crescimento do sorgo pela MS. Plantas de sorgo apresentaram crescimento reduzido quando o solo foi corrigido com calcário calcítico e a ele foi adicionado o MgO na forma de pó. Esse comportamento deixa de existir quando a correção é feita com calcário dolomítico, especialmente na metade da dose recomendada. As fontes alternativas granuladas com MgO apresentam potencial de uso para a cultura equivalente a fontes comerciais.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.