Caracterização de sistemas de produção de carne dos produtores de caprinos e ovinos pertencentes às cooperativas das regiões de Jussara e Valente - BA.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: QUINZEIRO NETO, T.; CARMO, M. P. do; REIS, G. L.; HOLANDA JUNIOR, E. V.; BORGES, I.; LANA, Q. M. Q.; SOUZA, F. A.

Resumo: A criaçao de ovinos e caprinos de corte par pequenos produtores no semi-arido baiano esta mais relacionada as necessidades socio-economicas e subsistencia. Caracterizou-se o perfil tecnologico dos produtores empregando variaveis relativas ao manejo alimentar, composiçoes dos rebanhos, indices produtivos e manejo sanitario. A unidade experimental de analise empregada foi a familia agricola. A caatinga bruta era a fonte alimentar basica, com maior uso individual (43,38%) que coletivo. Todas as categorias caprinas tiveram; acesso a ela, exceto as crias lactentes, ocorrendo de modo similar (65,22%) para os ovinos. Na caatinga raleada, constatou-se apenas a presença ovina. A capoeira foi a segunda fonte alimentar mais empregada.Na maioria dos rebanhos caprinos (76%) havia reprodutores ao passo que em apenas 39% para os ovinos. Nos primeiros houve predominio de reprodutores das raças anglo-nubiana (8,51 %), gem Raça Definida (SRD) (6,38%), Boer e Saanen (ambas com 4,26 %); enquanto, as raças Santa Ines (20%), SRD (4%) e Morada Nova (1 %) foram as de maior ocorrencia nos ovinos. No aspecto sanitario, a verminose apresentou maior ocorrencia (59,57%), acompanhada da linfadenite caseosa (19,15%), diarreias (25,53%), mirages (14,89%), e outras doenças (10,64%). Machos e femeas caprinas tiveram mortalidade similar (26,08%), afetando mais os lactentes. Para os ovinos, houve proximidade nos indices para machos lactentes (6,52%) e desmamados, havendo major variaçao para as femeas.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.