Risk factors for infection by Toxoplasma gondii in herds of goats in Ceará, Brazil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CAVALCANTE, A. C. R.; CARNEIRO, M.; GOUVEIA, A. M. G.; PINHEIRO, R. R.; VITOR, R. W. A.

Resumo: Com o objetivo de se identificarem os fatores de risco associados à presença de infecção por toxoplasmose em rebanhos caprinos no estado do Ceará, Brasil, soros sanguíneos de 2362 caprinos foram testados por meio de ELISA. A prevalência estimada pelo ELISA foi 25,1%. Os fatores de risco identificados nas propriedades foram: idade dos animais, número de gatos, comedouro manufaturado de madeira e ausência de comedouro. Em caprinos com mais de 37 meses de idade o risco de estarem infectados pelo T. gondii foi 2,01 vezes maior (IC 95%; 1,55 - 2,61) que em animais mais jovens. Maior risco de infecção foi observado em fazendas com mais de 10 gatos (OR = 1,73; IC 95% 1,01 - 3,33). Quando a propriedade utilizava comedouros de madeira, o risco de estarem infectados foi também maior (OR = 7.81; IC 95%; 1.66 - 36.67). Animais oriundos de propriedades sem comedouro também apresentaram alto risco de infecção (OR = 5.50; IC 95%; 1,24 - 24,39).

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.