Uso de imagens de radar na estimativa da temperatura do ar.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VALLADARES, G. S.; MARIN, F. R.; OSHIRO, O. T.; GOUVÊA, J. R. F.

Resumo: Segundo Marin et al. (2003) a estimativa de temperaturas médias mensais ou anuais do ar a partir de coordenadas geográficas e altitude foi pesquisada por diversos autores. Apesar do grande número de trabalhos, muitos estados brasileiros carecem de informações climatológicas de temperatura do ar, que poderiam ser geradas a partir de equações de estimativas associadas a modelos digitais de elevação (MDE). Uma opção eficiente na geração de MDE´s são os radares de abertura sintética por interferometria (InSAR), capazes de imagear uma mesma cena a partir de duas posições diferentes, produzindo o efeito estereoscópico e o mapeamento topográfico. Em 2000, voando a bordo do Ônibus Espacial Endevour, a missão ?Shuttle Radar Topography Mission? (SRTM) gerou o mais completo dado topográfico global em resolução espacial de 30 metros. Os resultados dessa missão internacional permitiram a disponibilização de um MDE com resolução de 90 m para toda a América do Sul. O objetivo do presente trabalho é propor um método para a estimativa da temperatura do ar baseado em um MDE construído a partir de dados do radar SRTM.

Ano de publicação: 2005

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.