Corós associados ao sistema plantio direto no Estado de Mato Grosso do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: Os sistemas de produção de grãos têm sido bastante modificados nos últimos anos, especialmente na Região Oeste do Brasil. Diversos eventos têm concorrido para isto, dentre os quais destacam-se a expansão das culturas para regiões antes inexploradas e a adoção de novas práticas de cultivo como o sistema plantio direto. No Estado de Mato Grosso do Sul tem sido constatado um aumento significativo na abundância e riqueza de espécies de insetos com hábitos subterrâneos, em especial os corós. Esses insetos são larvas de melolontídeos ou de escarabeídeos, que passam toda a fase imatura no solo emergindo somente na fase adulta para a reprodução. Neste documento são apresentadas as principais espécies de corós que ocorrem no sistema plantio direto de Mato Grosso do Sul. As espécies Liogenys suturalis, Phyllophaga cuyabana e Anomala testaceipennis podem causar danos severos nas culturas dependendo das condições climáticas, do estádio de desenvolvimento da cultura e da sua densidade populacional na área, enquanto outras espécies, como Cyclocephala spp. e Bothynus medon, mesmo em alta densidade populacional, não prejudicam a capacidade produtiva e o vigor das plantas. As diferentes espécies de corós geralmente apresentam os ciclos biológicos sincronizado com as épocas de cultivo das culturas na região. Quando o segundo e/ou terceiro ínstar de desenvolvimento dos corós-praga coincide com o estádio inicial de desenvolvimento das plantas, as perdas na produtividade são normalmente intensificadas.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.