Utilização do modelo Ceres-Maize como ferramenta na definição de estratégias de semeadura de milho: 1-sistema de produção de sequeiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ANDRADE, C. L. T.; AMARAL, T. A.; SILVA, D. F. da; HEINEMANN, A. B.; GARCIA, A. G.; HOOGENBOOM, G.; MAGALHAES, P. C.; ARAUJO, S. G. de A.

Resumo: A data da semeadura é um dos fatores que mais afetam produtividade de milho de sequeiro. Utilizou-se o modelo Ceres-Maize para simular a produtividade de milho semedo em diferentes datas em Sete Lagoas, MG. Avaliou-se uma metodologia baseada em dados estatísticos, para auxiliar no estabelecimento do período adequado de semeadura de milho. Cabe ao tomador de decisão definir o nível de quebra de produtividade que ele estaria disposto a aceitar. Tolerando-se uma redução de 10% na produtividade em relação ao valor médio máximo, o período de semeadura na região deve ser de 26 de setembro a sete de novembro, embora o risco para a semeadura de setembro seja alto devido às instabilidades climáticas. Mesmo com semeaduras realizadas neste período, há uma probabilidade de cerca de 33% de que ocorram quebras de safra de até 10% em decorrência de déficit hídrico e de outros fatores como temperaturas noturnas altas.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.