Crescimento vegetativo e rendimento de uvas Cabernet Sauvignon em três solos da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves - Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CHAVARRIA, G.; SILVA, L. C. da; SANTOS, H. P. dos; BERGAMASCHI, H.; MANDELLI, F.; FLORES, C. A.; TONIETTO, J.

Resumo: A condição hídrica é fator de grande relevância na determinação do crescimento e desenvolvimento das plantas, que por sua vez, na videira em especial tem um efeito sobre a qualidade dos vinhos. O conhecimento de tais efeitos sobre a fisiologia das videiras é capaz de aprimorar as técnicas de manejo da cultura, assim como, possibilitar uma escolha adequada dos locais de cultivo. Informações sobre a condição hídrica do solo e da planta também podem ser uma ferramenta para a caracterização do terroir de uma determinada localidade, gerando parâmetros que possam subsidiar novas indicações geográficas. No presente trabalho são apresentados resultados da avaliação da influência de três tipos de solo (Argissolo Bruno-acizentado, Planossolo Háplico e Neossolo Regolítico) sobre a disponibilidade hídrica no solo, potencial da água na folha, crescimento vegetativo e o rendimento de videiras.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.