Discriminação analítica de sucos, néctares e bebidas de uva brasileiros.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RIZZON, L. A.; MIELE, A.

Resumo: Na Serra Gaúcha, região vitivinícola mais importante do Brasil, mais de 80% da uva produzida é do grupo das americanas e híbridas que, embora utilizadas na produção de vinhos de mesa, elas são mais propícias à elaboração de suco de uva e derivados. Na safra de 2009, foram processadas mais de 200 mil t de uva para a elaboração de suco, sendo que a maior parte destinou-se à produção de suco concentrado, o qual é exportado e utilizado como matéria-prima para a elaboração de suco de uva reprocessado, néctar, bebida e refrigerante de uva. O volume de suco de uva concentrado exportado é considerável, fato que posiciona o Brasil como um dos maiores exportadores mundiais desse produto. Um volume menor de suco de uva, destinado ao consumo interno, é elaborado por agroindústrias de médio porte e também por vitivinicultores em escala familiar. Observa-se, atualmente, um incremento acentuado na produção de suco de uva, tendo em vista à crescente demanda, a sua tipicidade e qualidade, que estão relacionadas com sua composição físico-química e valor nutricional.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.