Resposta de viníferas Cabernet Sauvignon ao modo de aplicação de composto orgânico.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BRUNETTO, G.; MELO, G. W. B. de; BASSO, A.; SCANAGATTA, V.; BORTOLI, L.; FURINI, G.; TRENTIN, G.; CERETTA, C. A.; KAMINSKI, J.; GIROTTO, E.; MIOTTO, A.; LOURENZI, C.

Resumo: No Brasil resíduos orgânicos provenientes da compostagem são usados como fonte de nutrientes para videiras de uva de mesa. Porém, nos últimos anos, esses materiais também têm sido usados em viníferas tintas, como a Cabernet Sauvignon. Em geral, eles são aplicados em covas ao lado das plantas, para aumentar a taxa de decomposição e liberação de nutrientes. Entretanto, essa prática aumenta o custo de produção, pela necessidade da abertura de covas e causa dano físico às raízes, o quê predispõe as plantas a doenças e diminui as reservas de nutrientes e de carboidratos ali localizadas. Por outro lado, a aplicação superficial e sem incorporação é de baixo custo e pode disponibilizar lentamente os nutrientes ao longo do tempo1. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a produção, o estado nutricional e a composição do mosto de uvas de Cabernet Sauvignon submetidas a modos de aplicação de composto.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.