A cadeia produtiva da carne: uma ferramenta para monitorar as dinâmicas nas frentes pioneiras na Amazônia brasileira?

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: POCCARD-CHAPUIS, R.; THALÊS, M.; VENTURIERI, A.; PIKETTY, M.-G.; MERTENS, B.; VEIGA, J. B. da; TOURRAND, J.-F.

Resumo: Pesquisas recentes têm mostrado que a organização da cadeia produtiva bovina é um fator de maior importância no desmatamento da Amazônia. Uma equipe pluridisciplinar estudou, de 1997 até 2003, a complexidade das interações cadeia/território nas frentes pioneiras. Foram identificadas três subcadeias, cujas áreas de abrangência delimitam zonas críticas. O estudo mostra que o funcionamento da cadeia bovina e sua ação sobre a estruturação dos espaços pioneiros se baseiam em mecanismos simples, os quais poderiam ser monitorados por medidas e políticas adequadas. Os autores apontam três prioridades: (i) implementar mecanismos de regulamentação da cadeia, garantindo seu bom funcionamento do ponto de visto econômico, social e ambiental; (ii) desenvolver ferramentas de gestão do território municipal nas frentes pioneiras; (iii) dinamizar o ordenamento territorial nas frentes pioneiras.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.