Variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso na fase juvenil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ABREU, F. B.; RESENDE, M. D. V. de; ANSELMO, J. L.; SATURNINO, H. M.; BRENHA, J. A. M.; FREITAS, F. B. de

Resumo: O pinhão-manso está entre as oleaginosas que podem ser cultivadas para aumentar a produção de biodiesel. Este trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade genética entre acessos de pinhão-manso do Banco Ativo de Germoplasma da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com base em características tomadas na fase juvenil das plantas. Foram avaliados dez acessos de pinhão-manso, oriundos de diferentes locais, tomando-se para avaliação as características: altura de plantas, altura de inserção da primeira folha, diâmetro do caule e número de folhas. A análise estatística foi baseada em modelos mistos do tipo REML/BLUP. Os valores genotípicos preditos dos acessos foram utilizados na realização da análise multivariada para cômputo de distâncias genéticas entre procedências e agrupamento pelo método de Tocher. Os resultados indicaram a presença de considerável variabilidade entre os dez acessos. A herdabilidade de plantas individuais no sentido amplo foi baixa, porém para a herdabilidade da média de acesso foram obtidos altos coeficientes: 56% para altura de plantas, 82% para altura da primeira folha, 76% para diâmetro de caule e 89% para número de folhas. Tais valores indicam a possibilidade de grande precisão na seleção entre populações. No estudo da divergência, os acessos avaliados foram separados em dois grupos distintos: o primeiro grupo com sete acessos similares geneticamente, e o segundo com três acessos.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.