Digestibilidade aparente das silagens de capim elefante com diferentes níveis de subprodutos da indústria do suco da acerola.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FERREIRA, A. C. H.; NEIVA, J. N. M.; RODRIGUEZ, N. M.; LOPES, F. C. F.; BORGES, I.; PENA, F. V.

Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a digestibilidade aparente dos nutrientes de silagens de capim elefante contendo níveis crescentes de subproduto da acerola desidratado (SACD). Foram testados cinco níveis de adição de SACD (0,0; 3,5; 7,0; 10,5 e 14,0%) na dieta de 20 ovinos machos, segundo delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (níveis de adição) e quatro repetições. Foram estimadas a digestibilidade aparente da matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HEMI), celulose (CEL) e energia digestível. A inclusão do SACD na ensilagem do capim elefante não afetou a DMS, DPB, DFDN, DFDA, DHEMI, DCEL e energia digestível. O estudo de regressão também não mostrou efeito da adição do SACD sobre o balanço de N (g/dia). O SACD pode ser incluído em até 14% na ensilagem do capim elefante sem comprometer a digestibilidade dos nutrientes.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.