Parâmetros ruminais de bovinos alimentados com diferentes teores de lipídeos na dieta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MESSANA, J. D.; BERCHIELLI, T. T.; ARCURI, P. B.; RIBEIRO, A. F.; CANESIN, R. C.; FIORENTINI, G.

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes teores de lipídeos sobre as concentrações de nitrogênio amoniacal (N-NH3), ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) e pH ruminal de bovinos de corte. Foram utilizados 9 novilhos da raça Nelore, canulados no rúmen e duodeno, com idade inicial de 16 meses e 232kg de peso corporal. O delineamento experimental utilizado foi quadrado latino (3x3), sendo os tratamentos: 2% de lipídeos na dieta; 4% de lipídeos na dieta; 6% de lipídeos na dieta. Verificou-se menor valor do pH ruminal nos animais que receberam maior teor de lipídeos na dieta (6%). O fornecimento da dieta com 2% de lipídeos resultou em menor concentração de amônia no rúmen. As concentrações ruminais de acetato, propionato, butirato, ácido graxos de cadeia curta total, e a relação acetato:propionato, não foram influenciadas (P>0,05) pelos diferentes teores de lipídeos na dieta. Os teores de lipídeos podem influenciar os parâmetros de fermentação ruminal, porém todas as dietas permitiram padrões nictemerais normais de fermentação.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.