Evolução da área cultivada com videira na indicação geográfica de procedência Vale dos Vinhedos, RS Brasil, no período entre 1987 e 2007.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TORRI, R. M.; HOFF, R.

Resumo: A viticultura desenvolvida na Indicação Geográfica de Procedência Vale dos Vinhedos, RS ? Brasil vem sofrendo grandes alterações ao longo do tempo, principalmente nas ultimas décadas, na qual novas tecnologias e técnicas de manejo aprimoradas estão cada vez mais aplicadas a produção vitícola local. Devido ao fato da viticultura ser uma cultura permanente de alto custo de implantação, a evolução da área plantada necessita de um longo período de tempo para gerar mudanças significativas. A obtenção de dados espaciais referentes a área plantada em diversos espaços de tempo é possível através de técnicas de Sensoriamento Remoto. Para Novo¹ (1989, p.01) podemos definir Sensoriamento Remoto como sendo a tecnologia que permite a aquisição de informações sobre objetos sem contato físico com eles. Técnicas de Sensoriamento Remoto são empregadas para classificação do uso do solo, através de informações captadas da superfície terrestre pelos sensores de satélites.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.