Melhoramento genético da mangueira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FONSECA, N.; SCANAVACA JÚNIOR, L.

Resumo: A mangueira pertence à família Anacardiacea, sendo uma dicotiledônea do gênero Mangifera. Embora esse gênero possua outras espécies comestíveis, a Mangifera indica é a única, no momento, cultivada comercialmente em grande escala. Em termos de valor nutritivo, o fruto contém aminoácidos, carboidratos, ácidos graxos, minerais, ácidos orgânicos e vitaminas. Quando maduros, contêm níveis moderados de vitamina C, são muito ricos em provitamina A e vitaminas B1 e B2 (Mukerjee, 1997). O melhoramento genético da mangueira no mundo é uma atividade antiga, principalmente na Ásia tropical, onde na Índia o seu cultivo ocorre há mais de 4.000 anos. No continente americano, a dispersão da mangueira teve seu início no século XVI, sendo introduzida no Brasil pelos portugueses das colônias africanas. Mais tarde, por volta do ano de 1770, os espanhóis introduziram-na no México (Popenoe, 1939, citado por Pinto, 1996). De uma forma geral, as variedades de mangueira conhecidas foram obtidas a partir da seleção de plantas de polinização aberta, baseada em um só sexo (mãe conhecida). Na Índia, como na Flórida, Estados Unidos, a maioria das cultivares foram obtidas por esse método. A introdução de cultivares não tem sido usada como método de melhoramento, mas na formação de bancos ativos de germoplasma, visando o estabelecimento de programas de melhoramento. Além disso, outros métodos de melhoramento são discutidos neste trabalho e os resultados obtidos pelo processo de desenvolvimento de cultivares de mangueira são apresentados.

Ano de publicação: 2008

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.