Sondas de TDR para diferentes níveis de salinidade do solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SIMÕES, W. L.; COELHO, E. F.; SANTOS, D. B. dos; VEIMROBER JÚNIOR, L. A. dos A.

Resumo: O desenho das sondas de TDR é fundamental para fins de leituras de umidade e principalmente da condutividade elétrica aparente do solo. Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de sondas de TDR de diferentes espaçamentos entre hastes e comprimento de resina no início das hastes. O experimento constou de duas fases: a primeira consistiu na construção das sondas e a segunda na avaliação das mesmas. As sondas, de 0,10 m de comprimento fora da resina, foram construídas variando-se o espaçamento entre hastes (2,0 cm; 2,5 cm; 3,0 cm e 3,5 cm) e o comprimento da resina no início das hastes 93,5 cm; 4,5 cm e 5,5 cm). Na segunda fase, a avaliação das sondas foi feita em termos de determinação da condutividade elétrica (CE) e umidade; a CE foi determinada em colunas de solo, as quais foram aplicadas soluções contendo sais de cloreto de sódio e cloreto de cálcio com diferentes condutividades elétricas, ou seja: 0,55, 1,042 e 2,78 dSm-1.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.