Pré-melhoramento de mandioca: utilização de espécies silvestres de Manihot como fonte de resistência a estresses bióticos e abióticos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALVES, A. A. C.; RODRIGUEZ, M. A. D.; FARIAS, A. R. N.; SILVA, A. F.; BELLOTTI, A.; FREGENE, M.

Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é considerada um dos mais importantes alimentos básicos na dieta humana dos trópicos. Apesar de sua rusticidade, ela sofre grandes perdas causadas por fatores bióticos e abióticos. O programa de melhoramento de mandioca da Embrapa vem trabalhando apenas com a diversidade genética desta única espécie cultivada do gênero Manihot. As espécies silvestres, que abrigam genes de resistência aos principais estresses que afetam a mandioca, são muito pouco estudadas e muitas delas estão ameaçadas de extinção. O potencial de utilização de espécies silvestres tem sido confirmado por vários estudos desenvolvidos pelo CIAT, na Colômbia e pela Embrapa, no Brasil, dos quais destacamos os seguintes resultados: 1) moderado a alto níveis de resistência a ácaro, mosca branca e cochonilha foram encontrados em híbridos interespecíficos de M. esculenta sub spp flabellifoliar; 2) a única fonte de resistência a mandarová e uma fonte de resistência ao vírus do mosaico foram identificadas na 4ª progênie de retrocruzamentos de M. glaziovii; 3) surpreendente redução da deterioração fisiológica pós-colheita foi identificada em um híbrido interespecífico entre M. esculenta e M. walkerae; 4) híbridos interespecíficos apresentaram altos níveis de resistência à antracnose e cercosporiose, envolvendo a M. tristis, e à ferrugem, envolvendo M. flabellifolia e M. peruviana; e 5) M. glaziovii, M. dichtoma e M. carthaginensis, são consideradas potenciais fontes de genes para tolerância à seca. Por outro lado, a natureza heterozigota e o longo ciclo reprodutivo da mandioca torna a introgressão e a piramidação desses genes um esforço de longo prazo. A Embrapa vem desenvolvendo projetos visando minimizar este problema, ampliar a variabilidade genética de espécies silvestres de Manihot, estabelecer uma avaliação sistemática de acessos de espécies silvestres e híbridos inter-específicos para resistência a seca, pragas e doença, e criar uma base de dados dos resultados dessas avaliações.

Ano de publicação: 2008

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.