Melhoramento de mandioca para conteúdos de carotenos, ferro e zinco nas raízes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FUKUDA, W. M. G.; OLIVEIRA, L. A. de; PEREIRA, M. E. C.; SANTOS, V. da S.; CARVALHO, H. W. L. de; KIMURA, M.; NUTTI, M. R.; CARVALHO, J. L. V.; CEBALLOS, H.

Resumo: Este trabalho teve por objetivos melhorar a qualidade nutricional de variedades de mandioca para teores de betacaroteno, Fe e Zn nas raízes como parte do programa HarvestPlus. Inicialmente foi realizado o screening de 1800 acessos de mandioca do Banco de Germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, usando uma tabela de cores desenvolvida pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT). Setenta e duas variedades foram selecionadas para carotenóides nas raízes. Os teores de carotenóides totais, dessas variedades, aos 12 meses de idade, determinados usando o espectrofotômetro, variaram de 0,63 to 15,51 ìg.g-1 (em base a peso fresco). No entanto, foi observado que os acessos com altos teores de carotenóides totais, também apresentaram elevados teores de ácido cianídrico nas raízes. Com base nos baixos teores de HCN, requeridos para o consumo cozido das raízes, onde a retenção de carotenóides é mais alta, 7 variedades landraces com conteúdos de carotenóides totais variando de 1,50 to 4,49 ìg.g-1 foram selecionadas como parentais para o desenvolvimento de híbridos que associem altos teores de carotenóides a baixos teores de HCN nas raízes. Teores de carotenóides totais e de betacarotenos nessa população, variaram de 0,87 a 13,8 ìg.g-1 e de 3,0 ìg.g-1 a 12,0 ìg.g-1 , respectivamente. Na primeira geração (2003), 228 híbridos apresentaram um ganho em carotenóides totais acima de 100%. Na segunda geração (2004), 136 híbridos apresentaram teores de carotenóides totais máximos de 13,5 ìg.g-1 e teores de betacaroteno de 7,8 ìg.g-1 , inferiores aos observados na primeira geração (2003). Para teores de Fe e Zn, as 72 variedades landraces amarelas, inicialmente selecionadas, assim como todos os híbridos das duas gerações foram avaliados usando o método de absorção atômica. Estes híbridos estão sendo avaliados para características agronômicas, em bases experimentais e com a participação de agricultores, antes de serem recomendados e disponibilizados.

Ano de publicação: 2009

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.