Análise espacial e temporal de epidemias de patógenos de solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BERGAMIN FILHO, A.; HAU, B.; AMORIM, L.; LARANJEIRA, F. F.

Resumo: A epidemia é um sistema e como tal comporta-se como um todo em resposta a estímulos dirigidos a qualquer parte. Obviamente o patógeno, o hospedeiro e a doença constituem-se em subsistemas do sistema epidemia. Dependendo do interesse do observador, qualquer um dos três subsistemas pode ser elevado à categoria de sistema e estudado isoladamente: isto é fácil de ser visualizado no caso do hospedeiro, que não depende nem do patógeno nem da doença para sua existência, mas também é possível no caso do patógeno, seja quando se considera sua sobrevivência na ausência do hospedeiro, seja quando se considera seu crescimento saprofítico em meio outro que a planta. A doença é a interação entre patógeno e hospedeiro, sob a influência do ambiente e do homem. A análise epidemiológica temporal e espacial, apresentada a seguir, aplica-se indistintamente tanto a epidemias causadas por patógenos aéreos quanto àquelas causadas por patógenos veiculados pelo solo.

Ano de publicação: 2007

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.