A pesquisa e desenvolvimento sob enfoque agroecológico na Embrapa Agropecuária Oeste: um processo em construção.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PADOVAN, M. P.; MOTTA, I. de S.; URCHEI, M. A.; HERNANI, L. C.; CARVALHO, K. N. de C.; SAGRILO, E.; ARMANDO, M. S.; RANGEL, M. A. S.

Resumo: Os trabalhos de P&D na Embrapa Agropecuária Oeste voltados à Agroecologia iniciaram-se em 2005, a partir de demandas apresentadas pelas organizações dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul. As atividades de P&D são pautadas, predominantemente, em metodologias participativas, porém são desenvolvidos trabalhos orientados por metodologias convencionais. Nesse período, ações de pesquisa vêm sendo desenvolvidas, a partir de arranjos internos e interinstitucionais, bem como em redes locais de P&D, no âmbito de MS e interestaduais. Nesse contexto, destacam-se algumas parcerias: organizações de agricultores familiares, incluindo-se movimentos sociais, instituição de extensão rural, outras unidades da Embrapa e universidades. Alguns resultados já obtidos são a reprodução de arranjos agroecológicos pelos agricultores, conduzidos em ações participativas de P&D e indicações preliminares de espécies de adubos verdes e espécies arbóreas nativas para SAFs, ambos para diferentes ecorregiões de MS.

Ano de publicação: 2009

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.