Omissão individual de micronutrientes em mudas de mogno.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PARRY, M. M.; MATOS, S. A. de; MATOS, A. de O.

Resumo: Foi instalado um experimento em casa de vegetação na Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará, em solução nutritiva, com omissão individual de micronutrientes, com o intuito de avaliar os efeitos causados pela omissão sobre algumas características de desenvolvimento em mudas de mogno, como: altura de mudas, diâmetro de caule, número de folhas e foliolos e produção de matéria seca de folhas, caule e raízes. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados. As medições foram feitas inicialmente a cada 15 dias e mensais, após o quinto mês. Aos 240 dias de idade, já com a maioria das plantas apresentando algum sinal de deficiência, foram cortadas, separadas por partes e secas. Verificou-se que os nutrientes cuja omissão mais limitaram a produção de matéria seca foram: de folhas, Fe > Zn, B e Mn; de caule, Fe > Cu, Mn e B; e de raízes, Fe > B e Mn. Os nutrientes cuja omissão mais limitaram a altura de mudas foram o B e o Cu, igualmente. Para o diâmetro não houve resposta significativa à omissão dos nutrientes. De maneira geral, o Fe foi o nutriente cuja omissão mais limitou o desenvolvimento das mudas de mogno.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.