Barragem subterrânea e sua influência no redesenho de agroecossitemas no agreste paraibano.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MOREIRA, M. M.; FERREIRA, G. B.; SILVA, M. S. L. da; CRUZ, M. H. L.; ROCHA, J. C. da

Resumo: A barragem subterrânea surgiu no cenário do semiárido nordestino como uma alternativa tecnológica capaz de reinventar e viabilizar uma nova forma de captação, armazenamento e distribuição das águas das chuvas no tempo e no espaço. O objetivo deste trabalho foi analisar os impactos gerados pela BS nos agroecossistemas de duas unidades produtivas familiares, localizadas nos municípios de Solânea e Lagoa Seca, no Estado paraibano. Vale destacar que procurou-se compreender, através deste estudo de casos, como se dá, dentro das unidades produtivas, a estreita relação que as barragens criaram com os demais subsistemas. O resultado final mostrou que a BS pode ser mais um componente nos sistemas de produção, capaz de gerar mudanças como a adoção de novas práticas agrícolas, introdução de novas espécies frutíferas, além do aumento do número de produtos comercializáveis e autonomia dos agricultores que passaram a decidir o que produzir como produzir, o que consumir e a quem vender.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Solos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.