Caracterização da madeira de cinco procedências de pinus tecunumanii implantadas no cerrado do DF.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MORAES NETO, S. P. de; TELES, R. F.; RODRIGUES, T. O.

Resumo: Pinus tecunumanii é uma espécie nativa das partes elevadas do sul do México e da América Central. Apesar do seu excelente crescimento e da qualidade da madeira, é pouco plantado comercialmente. Para o uso de sua madeira em estruturas, existe a necessidade do conhecimento de suas propriedades físicas e mecânicas. Este trabalho teve como objetivo analisar as variações das propriedades mecânicas da madeira de cinco procedências de P. tecunumanii. Para tanto, toretes foram retirados para teste, quando as árvores tinham 23 anos de idade. Constatou-se que as procedências de Celaque e San Lorenzo mostraram tendência aos maiores valores das propriedades mecânicas, na condição de 12 % de umidade. Além dessas procedências, as de Las Trancas e San Vicente mostraram aptidão para uso estrutural.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Folhetos

Unidade: Embrapa Cerrados

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.