Proteína bruta e digestibilidade in vitro da matéria seca de híbridos de sorgo com capim sudão, normais e mutantes BMR (portadores de nervura marrom).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GOMES, L. C.; RIBAS, M. N.; MACHADO, F. S.; GONCALVES, L. C.; RODRIGUES, J. A. S.; POSSAS, F. P.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o valor nutricional de híbridos de sorgo com capim sudão mutantes BMR (portadores de nervura marrom) em comparação a híbridos normais. Os vinte e cinco híbridos foram avaliados quanto ao teor de proteína bruta na matéria seca e a digestibilidade in vitro da matéria seca. O delineamento estatístico utilizado foi o de blocos ao acaso e a comparação das médias pelo teste Scott-Knott com 5% de significância. Os valores de proteína bruta variaram de 9,90 a 14,40% sendo que a média foi de 12,04%. Não foi observado diferença estatística entre os materiais avaliados. Os valores de digestibilidade in vitro da matéria seca variaram de 65,34 a 76,27% sendo que a média foi de 71,56%.. Para este parâmetro foi observado diferença estatística entre os materiais avaliados. A presença do gene BMR foi responsável por melhorar significativamente a digestibilidade in vitro da matéria seca dos híbridos de sorgo com capim Sudão.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.