Avaliação biométrica de plantas de açaí (Euterpe oleracea) em um sistema agroflorestal na Pré-Amazonia Maranhense.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, G. E. V. de; SAGRILO, E.; SERAFIM, E. C.; COSTA, C. do N.

Resumo: Essa pesquisa objetivou avaliar plantas de açaí inseridas em um sistema agroflorestal no município de Luís Domingues, MA. O sistema agroflorestal foi composto por duas cultivares de açaí (BRS-Pará e açaí nativo), dois sistemas de cultivo (consórcio e monocultivo) e dois ambientes distintos (seco e permanentemente úmido). A coleta dos dados foi realizada aos seis e doze meses após implantação do sistema. Adotou-se o Delineamento em Blocos Casualizados, em esquema fatorial 2x2x2, com 10 repetições. Dados da altura de plantas, diâmetro de caules e número de folhas por planta foram analisados por meio do teste F, a 5%. A cultivar BRS-Pará apresentou maior tendência de crescimento do que a cultivar nativa de açaí. O sistema de monocultivo resultou aos doze meses de idade, em maior crescimento de plantas, diâmetro de caules e número de folhas do que o sistema de consórcio. O ambiente úmido, principalmente aos 6 meses após o plantio, resultou em plantas mais altas e com caules mais espessos.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.