Atividades da Produção Integrada de Abacaxi em Floresta do Araguaia e Salvaterra - Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NORONHA, A. C. da S.; MATOS, A. P. de; TAVARES, G. dos S.; NOGUEIRA, M. P. M.; SANTOS, A. C. P.; SILVA, A. T. de A.; KRAMER, V. R.; SANTOS, A. J. da S.; CALDAS, A. D. R.; MOREIRA, J. C. P.

Resumo: O projeto 'Transferência e Difusão da Produção Integrada de Abacaxi no Estado do Pará' foi implantado nos municípios de Floresta do Araguaia, mesorregião do Sudeste do Pará, microrregião de Conceição do Araguaia, e Salvaterra, mesorregião do Marajó e microrregião do Arari. É coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura do Pará (SAGRI), Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário/Superintendência Federal de Agricultura (SEPDAGPA/ SFA/MAPA), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PA), Prefeitura Municipal de Floresta do Araguaia e iniciativa privada (abacaxicultores). O Estado do Pará ocupava a primeira posição entre os estados produtores de abacaxi do Brasil com uma área plantada de 15.462 ha e a produção de 389.971.000 frutos, entretanto, a previsão de safra 2009 com 10.358 ha (IBGE, 2009a) coloca o Pará na terceira posição. A produção de Salvaterra abastece o mercado de Belém, mas é no sudeste paraense que se concentra a maior produção do Estado (Homma et al., 2002). Floresta o Araguaia, com uma produção em 2007 de 194.000 mil frutos, variedade Pérola (IBGE, 2009b), é o principal produtor nacional com a característica da produção de furtos no período da entressafra brasileira (Homma et al., 2002). Após avaliação do nível tecnológico da abacaxicultura no Estado (Matos et al., 2006) ficou claro a necessidade do desenvolvimento de pesquisas visando ajustes tecnológicos nos sistema de produção de abacaxi relacionados com indução no florescimento, adubação e densidade de plantio dentre outras; a ampliação das ações de assistência técnica e capacitação dos produtores com ênfase para aspectos relacionados com o manuseio de agrotóxicos, proteção do trabalhador e do meio ambiente; ações objetivando a comercialização mais eficiente da produção; avaliação da nutrição mineral com a utilização de resultados analíticos de solo para correção de acidez e orientação de adubação dos cultivos; e avaliação da sanidade dos plantios já que foi constatada a elevada presença da broca-do-fruto (Strymon megarus) com ataque aos frutos em estágio próximo da colheita merecendo atenção especial.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.