Efeito do tempo e forma de conservação na germinação in vitro do pólen de bacuri.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VALE, E. de M.; SOUZA, V. A. B. de; GOMES, S. O.; COSTA, M. do P. S. D.; GUIMARÃES, A. R. C.; SOUSA, J. P. B.; SILVA, C. C. P. da

Resumo: O bacurizeiro é uma espécie nativa de elevada importância socioeconômica no Meio-Norte do Brasil. A análise da fertilidade do pólen é um fator importante para se estabelecer estratégias de melhoramento para a espécie. Contudo, a literatura é carente de estudos sobre a viabilidade do pólen nessa espécie. Esse trabalho objetivou avaliar o efeito do tempo e da forma de conservação na germinação in vitro do pólen de bacuri. Foram avaliados seis tempos de armazenamento (0, 24, 48, 72, 90 e 120h) e duas formas de conservação (flor intacta e feixes estaminares) do pólen de quatro acessos de bacuri em delineamento inteiramente ao acaso em arranjo fatorial 6 x 2 x 4, com oito repetições. Não houve efeito de forma de conservação do pólen e, em média, todos os acessos mantiveram índices considerados aceitáveis de viabilidade por até 48h após a coleta das flores. No entanto, em média, os maiores índices de viabilidade são obtidos com o uso do pólen fresco.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.