Eficiência de produção de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo: distribuição espacial e fatores físicos que explicam sua variabilidade.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BORGES, C. A. V.; OLIVEIRA, S. R. de M.; MARIN, F. R.

Resumo: A crescente busca por fontes alternativas de energia, como as oriundas da biomassa - onde se insere o etanol como biocombustível - tem sobre-elevado a importância da produção de cana-de-açúcar. No Brasil, o estado de São Paulo é o maior e mais importante produtor de cana. O estudo dos sistemas paulistas de produção de cana faz-se necessário, de maneira a se obter conhecimento sobre quais fatores são determinantes de uma alta eficiência de produção. Dentre os principais fatores, estão os do meio físico, que abrangem as variáveis climáticas e pedológicas. Neste trabalho, adotou-se a definição de eficiência de produção agrícola dada em Marin et al. (2008) para a avaliação da relação existente entre atributos do meio físico e a eficiência de produção de cana-de-açúcar em São Paulo.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.