Algas planctônicas do Rio Amazonas e alguns tributários (Pará, Brasil).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FURTADO, A. L. dos S.; ALVES, C. P. P; NOGUEIRA, I. de S.; IBAÑEZ, M. do S. R.; BOURGOIN, L. M.

Resumo: Este trabalho faz parte do projeto HiBam, o qual visa a compreensão dos processos biogeoquímicos e físicos de transferência de massas d?água do rio Amazonas para a várzea do Curuai (PA). Objetivo deste estudo é apresentar a composição fi toplanctônica de um trecho do rio Amazonas (alguns tributários) e informações ecológicas. As coletas foram realizadas em junho/2002 (águas altas) em 33 estações, sendo 6 no rio Amazonas, 15 no rio Solimões e as demais nos rios Javari, Jandiatuba, Içá, Jutaí, Juruá, Trombetas, Gurupatuba e Paranã no Aranapú. As algas foram amostradas em subsuperfície e fi xadas com lugol acético. Foram identificadas 147 espécies, sendo destaque Cyanophyceae (23% do total), seguido de Cholophyceae (22%). Cyanogranis ferruginea, Merismopedia tenuissima, M. insignis, Pseudanabaena catenata, P. mucicola, Synechococcus captatus e Chroococcus minor foram abundantes nos rios Solimões, Juruá, Içá, Jutaí e no Paranã do Aranapú, próximo ao Solimões. Entre as Chlorophyceae a espécie mais freqüente foi Chlorella minutissima, com alta densidade nos rios Solimões, Jutaí e Trombetas. As densidades mais baixas ocorreram nas estações do rio Amazonas.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.