Medidas de eficiência probabilísticas na avaliação de convariáveis em modelos de produção.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA, G. da S. e; GOMES, E. G.; STAUB, R. B.

Resumo: De importância para a gerência de uma instituição de pesquisa é a identificação de práticas gerenciais que influenciam a eficiência de produção. Neste artigo avalia-se a significância estatística das variáveis contextuais geração de recursos externos para pesquisa, nível de parcerias, melhoria de processos administrativos e mudança gerencial em uma medida de eficiência técnica condicional derivada do FDH (Free Disposal Hull). É calculada para o painel dos centros de pesquisa da Embrapa no período 1999-2006. A análise estatística é levada a efeito com o uso de modelos de painel dinâmico não-paramétricos. Conclui-se da análise que as variáveis nível de parceria e melhoria de processos influenciam positivamente o processo de produção; geração de recursos e a mudança administrativa têm efeitos negativos. A única variável estatisticamente significante é a geração de recursos. A componente inercial da medida de eficiência condicional também é estatisticamente significante e positiva.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.