Seleção de marcadores RAPD para análise genética em germoplasma de tucumã-do-pará (Astrocaryum vulgare Mart.).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, N. P. de; OLIVEIRA, M. do S. P. de; MOURA, E. F.

Resumo: O tucumã-do-pará é palmeira perene, oleaginosa, de caule múltiplo, indicada como uma das alternativas de matéria prima ao mercado de biodiesel. Marcadores RAPD são úteis em análises genéticas de espécies pouco estudadas, como o tucumã. O objetivo deste trabalho foi selecionar marcadores RAPD polimórficos para análises genéticas dessa palmeira. Foram testados 116 primers RAPD em cinco genótipos do Banco de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental, Belém-PA. Foram selecionados 24 primers que amplificaram bandas nítidas e polimórficas. A matriz binária foi gerada para análises do número ótimo de bandas, pelo método bootstrap e da similaridade genética. O número de bandas adequado para a genotipagem foi de 130. Logo, os 24 marcadores são úteis para expressar a variabilidade e a divergência genética em germoplasma dessa espécie.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.