Controle cultural da podridão das raízes da mandioca causada por Phytophthora.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, A. F. dos; XAVIER, J. J. B. N.; DIAS, M. C.; LOZANO, J. C.; FUKUDA, C.

Resumo: A podridão das raízes, causadas por Phytophthora sp., constitui-se em fator limitante à mandiocultura praticada no ecossistema de várzea do estado do Amazonas. Visando ao controle dessa doença, conduziu-se um experimento em área de várzea, em Iranduba-AM, previamente infestada com Phytophthora. Os tratamentos utilizados foram: métodos de manejo do solo (plantio tradicional (covas), em camalhão baixo - 30 cm e em camalhão alto - 50 cm); e método de plantio (manivas na posição vertical totalmente enterradas e outras com apenas 50% de profundidade). Os resultados mostraram que o uso de camalhão minimizou as perdas, verificando-se aumento significativo no número de raízes aproveitáveis para produção de farinha; enquanto que, no plantio ao nível do solo, a incidência da doença foi alta e as perdas também foram elevadas. Constatou-se também, que a incidência de podridão radicular não foi relacionada com a posição das manivas no plantio.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.