Desempenho de espécies florestais para uso múltiplo na Amazônia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOUZA, C. R. de; LIMA, R. M. B. de; AZEVEDO, C. P. de; ROSSI, L. M. B.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento de espécies florestais nativas e exóticas visando a recuperação de áreas alteradas na região amazônica e, também, a redução da pressão do desmatamento sobre a floresta natural e geração de renda aos produtores rurais. Na região de Manaus (AM), foram testadas dez espécies, selecionadas com base na velocidade de crescimento, adequação à condição de pleno sol e potencialidade para produção de energia e para uso em serrarias. Os dados analisados (DAP, altura, volume por hectare e sobrevivência) referem-se à idade de onze anos. A espécie que apresentou o melhor desempenho foi Sclerolobium paniculatum, com médias de DAP de 22,4 cm, altura de 16,5 m e volume de 475,6 m³ ha-1, aos 11 anos de idade. Também apresentaram crescimento satisfatório Hymenaea courbaril, Carapa guianensis, Bertholletia excelsa, Swietenia macrophylla, Copaifera multijuga e Cedrela odorata. S. macrophylla teve baixa sobrevivência devido ao ataque da broca dos ponteiros, Hypsipyla grandella. Acacia mangium não foi considerada devido à alta mortalidade apresentada após a idade de cinco anos.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.