Efeito do espaçamento no desenvolvimento do pinhão manso em Nossa Senhora da Glória, SE.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O pinhão manso (Jatropha curcas L.), também conhecido como pinhão do Paraguai, purgueira, grão-de-maluco, pinhão-de-cerca, medicineira ou pinhão-do-inferno, pertence à família das Euforbiáceas. É um arbusto com porte de dois a três metros de altura, podendo alcançar até cinco metros. Embora caracterizado como uma espécie rústica, capaz de produzir frutos nas mais diferentes condições edafoclimáticas, o pinhão manso apresenta melhor desempenho em solos profundos, bem estruturados e pouco compactados, que permitam o sistema radicular desenvolver-se e explorar um maior volume de solo, satisfazendo a necessidade da planta em água e nutrientes. Devem ser evitados os solos muito argilosos, rasos, com umidade constante, pouco arejados e de difícil drenagem. A espécie é encontrada vegetando desde o nível do mar até 1.200 m de altitude. A produtividade do pinhão manso varia em função da região, do método de cultivo e tratos culturais, bem como da regularidade pluviométrica e fertilidade do solo. atualmente, há poucas pesquisas com essa planta na região Nordeste do Brasil, a qual requer experimentação em campo em diversas áreas, dentre essas se destaca a otimização da densidade e espaçamento. Com o objetivo de avaliar o efeito do espaçamento sobre a produtividade do pinhão manso no semi-árido Nordestino, em condições de sequeiro, um experimento foi implantado no Campo Experimental de Glória, da Embrapa Semi-Árido, no município de Nossa Senhora da Glória, SE, entre as coordenadas 10º13'S, 37º25'13"W e altitude de 291 m.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.