Reação de genótipos de feijão-caupi a Colletotrichum Truncatum.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SPONHOLZ, C.; FREIRE FILHO, F. R.; MAIA, C. B.; RIBEIRO, V. Q.; CARDOSO, M. de O.

Resumo: O fungo Colletotrichum truncatum, agente causal da mancha-café, é um dos principais problemas fitossanitários do feijão-caupi. Para o controle da doença, não há fungicidas registrados para a cultura, e as cultivares comerciais não apresentam resistência genética. Com o objetivo de identificar fontes de resistência de feijão-caupi à mancha-café, estudou-se a reação de 180 genótipos no campo, em uma área com ocorrência natural da doença. Cada parcela foi constituída por dez plantas e o delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso com tratamentos comuns (testemunhas) e quatro repetições. Para o ensaio no campo em Teresina, PI, nenhum genótipo é imune, quatro são altamente resistentes (AR-87-435, IT91K-118-2, IT93K-452-1 e MNC99-537F-14), 25 medianamente resistentes, 58 medianamente suscetíveis e 93 altamente suscetíveis.

Ano de publicação: 2006

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.