Avaliação de espécies arbóreas para o sombreamento de apiários.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LOPES, M. T. do R.; BARBOSA, A. de L.; VIEIRA NETO, J. M.; PEREIRA, F. de M.; CAMARGO, R. C. R. de; RIBEIRO, V. Q.; ROCHA, R. S.

Resumo: Este trabalho objetivou avaliar a qualidade da sombra de espécies arbóreas a fim de identificar espécies que possam fornecer sombreamento adequado durante todo o ano para a instalação de apiários. O estudo foi conduzido em áreas experimentais da Embrapa Meio-Norte, em Castelo do Piauí e Teresina, PI. Em Teresina, foram avaliadas as espécies vegetais cajueiro (Annacardium occidentale), paudóleo (Copaifera langsdorfii), violeta (Dalbergia sp.), mirindiba (Lafoensia glyptocarpa), jatobá (Hymenaea stilocarpa) e faveira (Parkia platycephala) em Castelo do Piauí, as espécies cajueiro, chapada (Terminalia sp.), mocó (Luetzelburgia auriculata), mofumbo (Combretum leprosum), quebra-faca (Croton mucronifolius) e violeta. Registraram-se os seguintes dados sob a copa: temperatura e umidade relativa do ar, com o auxílio de termoigrômetro portátil digital, e luminosidade, por meio de luxímetro. Para a comparação das médias, empregou-se o teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Em Teresina, as árvores de cajueiro se destacam por apresentar baixos índices de luminosidade, índices relativamente mais baixos de temperatura e mais altos de umidade sob sua copa, principalmente no período de estiagem. Em Castelo do Piauí, com exceção do cajueiro, todas as espécies avaliadas sofrem grande perda de folha no período de estiagem. O cajueiro, apesar de apresentar sombreamento adequado nesse período, não proporciona o benefício higrotérmico verificado em Teresina. O cajueiro é considerado uma espécie adequada para o sombreamento de apiários, mas em locais com extensas áreas de vegetação seca o plantio também deve ser realizado no entorno do apiário para propiciar a manutenção de uma microclima favorável às colônias. As espécies violeta, mofumbo, chapada e mocó não são adequadas ao sombreamento de apiários, pois sofrem excessiva queda das folhas durante o períodod de estiagem.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.