Comparação de métodos de estimativa de volume para Pinus oocarpa em diferentes regimes de desbastes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MACHADO, S. do A.; URBANO, E.; CONCEIÇÃO, M. B. da

Resumo: Esta pesquisa visa comparar os volumes dos fustes de P. oocarpa obtidos pelos métodos de Smalian, fator de forma, equação de volume e função de afilamento. Foram usadas 1100 árvores distribuídas em 11 regimes de manejo pertencentes a Duraflora S. A. de Agudos ? SP. As árvores foram cubadas e os seus volumes com e sem casca foram estimados pelos métodos citados. Para verificar a homogeneidade de variâncias, aplicou-se o Teste de Bartlett. A análise de variância mostrou pela comparação do valor de F e nível de significância, a não existência de diferenças significativas entre os métodos de estimativa de volume para os 11 regimes de manejo com e sem casca, ao nível de 95% de probabilidade, confirmando a hipótese de que os volumes médios estimados através dos métodos estudados são estatisticamente iguais entre si.

Ano de publicação: 2005

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.