Epidemiologia molecular de Anaplasma marginale em bovinos criados nos Estados de Rondônia e Acre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BRITO, L. G.; OLIVEIRA, M. C. de S.; SILVA NETTO, F. G. da; CAVALCANTE, F. A.; MARIM, A. D.; SOUZA, G. C. R. de; SILVA, J. L. da; BENITEZ, F.; MOURA, M. M. da F.

Resumo: Nesse trabalho determinou-se a prevalência de A. marginale em rebanhos bovinos criados em oito microrregiões de Rondônia e quatro microrregiões do Acre através da utilização da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) utilizada para amplificação de um fragmento de 458 pb do gene msp5. Verificou-se uma taxa de prevalência de 98,6% nas amostras provenientes de Rondônia e de 92,87% nas amostras provenientes do Acre. As taxas de prevalência não diferiram significativamente entre as microrregiões analisadas caracterizando os estados de Rondônia e Acre como áreas de estabilidade enzoótica para A. marginale. Através da análise do alinhamento da região de menor variabilidade do gene msp1a, identificou-se a presença de cincos tipos de isolados dessa rickettsia pertencentes às populações de A. marginale provenientes dos estados de São Paulo, Rondônia e Acre.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.