Seleção de acessos da gramínea forrageira Panicum maximum quanto à resistência à cigarrinha-das-pastagens Notozulia entreriana (Berg, 1879) (Hemiptera: Cercopidae).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PISTORI, M. G. B.; VALERIO, J. R.; BARBOSA, L. R.; CHERMOUTH, K. da S.; OLIVEIRA, M. C. M.

Resumo: As cigarrinhas-das-pastagens são consideradas pragas-chave em gramíneas forrageiras no Brasil. Altas infestações destes insetos podem reduzir drasticamente a produção e qualidade das gramíneas, diminuindo a capacidade de suporte das pastagens. A diversificação das pastagens com a utilização de gramíneas forrageiras resistentes às cigarrinhas, como método de controle, tem merecido atenção por se constituir num método de baixo custo e de fácil adoção. Através de diferentes testes, gramíneas forrageiras têm sido avaliadas quanto à resistência às cigarrinhas na Embrapa Gado de Corte. No presente ensaio, sete acessos pré-selecionados da gramínea forrageira Panicum maximum (códigos G38, H8, H46, H64, H69 e T108), juntamente com as testemunhas P. maximum cv. Massai e Tanzânia (resistentes), Mombaça (moderadamente resistente) e Tobiatã (suscetível), foram comparados quanto à resistência à cigarrinha-das-pastagens Notozulia entreriana, através dos parâmetros percentual de sobrevivência e duração do período ninfal. Procurou-se identificar, utilizando-se metodologia proposta no Centro Internacional de Agricultura Tropical, os acessos menos adequados para o desenvolvimento e sobrevivência do inseto. O ensaio foi conduzido em casa de vegetação (T = 30 ± 2,4º C e UR = 69,7 ± 11%). Os acessos, inicialmente estabelecidos em pequenos copos plásticos por meio de mudas, foram posteriormente transferidos para vasos maiores. Estes vasos foram individualmente cobertos com uma tampa de alumínio possuindo um orifício central, permitindo apenas a saída das plantas. Com o uso dessa tampa visa-se obter um ambiente escuro e úmido, estimulando o enraizamento superficial originando e garantindo locais de alimentação para as ninfas recém-eclodidas. As infestações foram feitas três meses após o plantio, utilizando-se cinco ovos por vaso. Houve dez repetições para cada acesso e testemunha. Cada vaso foi individualmente coberto com gaiola telada. Próximo à emergência dos adultos, todos os vasos passaram a ser observados diariamente. Os adultos foram coletados à medida que emergiram. Como critério de seleção dos acessos mais resistentes, tem-se adotado a escolha daqueles nos quais são constatados níveis de sobrevivência abaixo da média do ensaio, menos um desvio padrão e, períodos ninfais acima da média do ensaio, mais um desvio padrão. Com base neste critério, apenas o acesso H69 foi selecionado, apresentando 6% de sobrevivência e período ninfal de 27,3 dias. Dois outros acessos (T108 e H46) por estarem próximos de atender ao critério de seleção, deverão ser reavaliados.

Ano de publicação: 2008

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.