Agrupamento de genótipos de girassol pela reação à mancha de alternaria (Alternaria helianthi) e produtividade.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O objetivo do trabalho foi agrupar genótipos de girassol em função da reação à mancha de Alternaria, do rendimento e do peso de mil aquênios, pelo método multivariado de Análise de Componentes Principais (ACP). Quarenta e nove genótipos de girassol foram avaliados em condições de campo, em Londrina, PR, nas safras de 2003/2004, 2004/2005, 2005/2006, 2007/2008 e 2008/2009. A severidade da doença, que ocorreu por infecção natural das plantas pelo fungo, foi avaliada na fase de desenvolvimento R3, utilizando uma escala diagramática da doença. Após a colheita, foram avaliados o rendimento (kg ha-1) e o peso de mil aquênios (g). O método de ACP foi útil para agrupar genótipos de girassol em função das variáveis respostas estudadas. Os materiais de girassol com características agronômicas desejáveis (maior produtividade e maior resistência ou tolerância à doença) situam-se no primeiro quadrante e os menos produtivos localizam-se no terceiro quadrante.

Ano de publicação: 2009

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.